Cadastros
Para fins de integridade das informações, a exclusão não é permitida quando o registro já foi utilizado anteriormente. Como assim?
Por exemplo: você tenta excluir um cargo que não é mais utilizado, porém há funcionários com este cargo informado. Desta forma, se o cargo em questão fosse excluído, os respectivos funcionários ficariam vinculados a um cargo que já não existe mais; ou até mesmo seriam também excluídos.

Para contornar esta situação, há duas saídas:
1) editar o cadastro desejado desmarcando o campo "ativo". Desta forma ele não aparecerá nas buscas, mas continuará no sistema;
2) procurar todos os cadastros vinculados e alterá-los um a um (no exemplo citado, alterar o cargo de cada funcionário que o utiliza). Em seguida, realizar a exclusão do cadastro desejado.
Basta acessar o cadastro (ex: cadastro de clientes), clicar com o botão direito sobre o campo desejado (ex: endereço) e marcar ou desmarcar a opção "preenchimento obrigatório".

Observações:
* os campos obrigatórios são marcados com asterisco (*);
* opção disponível somente para funcionários com perfil de Administrador;
* esta opção não afeta os cadastros já salvos, ou seja, uma vez marcado o campo como obrigatório, este será solicitado apenas nas próximas inclusões ou alterações.
Diversos
Como as mensagens são enviadas pela internet, não há necessidade de aparelho celular ou chip conectado ao computador.
Porém, como este é um serviço opcional, é necessária a aquisição de pacote de mensagens para realizar os envios.

Primeiramente, você precisa escolher um provedor de mensagens. Atualmente o sistema suporta os seguintes:
* SMS Fácil (www.smsfacil.com.br)
* Papo SMS (www.paposms.com.br)
* LocaSMS (www.locasms.com.br)
* ComTele (www.comtele.com.br)

Recomendamos que você analise as opções oferecidas por cada um deles, principalmente:
-preço por mensagem
-quantidade mínima para compra (pacote)
-prazo de expiração

Via de regra, quanto maior a quantidade adquirida, menor será o preço por mensagem. Porém, fique atento se existe prazo de expiração para o pacote contratado, para não perder mensagens não utilizadas.
Normalmente, os provedores oferecem uma quantidade de mensagens grátis para teste - o que é útil para verificar o tempo médio de envio e a qualidade do serviço.

Ao realizar o cadastro no site do provedor, você receberá um login e senha (ou uma chave de acesso). Preencha estas informações na tela de parâmetros do sistema (menu Manutenção > Opções do Sistema). Com isso, o sistema já está apto para enviar SMS para os clientes.

* Fique atento à quantidade disponível de SMS.
* Alguns provedores oferecem uma interface para consulta das mensagens enviadas. De qualquer forma, existe uma tela no sistema (menu Manutenção > Log de mensagens) para esta finalidade.
Pode, mas não é recomendado. Por dois motivos:

1) quando o backup é feito através da opção dentro do sistema, é feita uma verificação de integridade da estrutura do banco de dados. Se houver alguma anormalidade (mesmo que o sistema esteja funcionando), é exibida uma mensagem de erro - neste caso é necessário entrar em contato com o suporte técnico para orientações de como proceder. (Quanto antes a anormalidade for resolvida, menores são as chances do sistema parar de funcionar corretamente).

2) quando utilizada a opção do sistema, o arquivo de segurança é gerado compactado, ou seja, ocupa menos espaço de armazenamento.
O backup (cópia de segurança), como o próprio nome sugere, é uma segurança em caso de emergência.
Caso ocorra alguma situação que acarrete na perda de dados, como a queima do disco rígido, roubo ou furto do computador, ou mesmo o corrompimento de arquivos, os dados registrados no sistema poderão ser perdidos - incluindo os registros de vendas, clientes, produtos, etc.

Por isso, é de extrema importância que sempre haja uma cópia atualizada que possa ser usada para restaurar os dados em caso de emergência.

Exemplificando: o usuário decide fazer o backup semanalmente (digamos, toda segunda-feira pela manhã). Caso ocorra uma fatalidade na sexta-feira por exemplo, ao restaurar o backup, os registros anteriores à data da cópia de segurança (segunda-feira) estarão intactos. Porém, todos os dados posteriores (segunda a sexta-feira) estarão perdidos!
Por isso, é recomendado realizar a cópia de segurança diariamente - até mesmo mais de uma vez ao dia, dependendo do volume de movimentações.

Outro detalhe importante é que somente fazer o backup não é suficiente. Também é de vital importância manter as cópias em local seguro, separadamente do computador onde está instalado o sistema - pode ser um pendrive, cartão de memória, CD, DVD, ou mesmo outro computador. Salvar os backups na nuvem (Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox, etc) também é uma ótima opção.
O importante é que, em caso de emergência, sempre haja uma cópia atualizada à disposição.

Nada impede também de manter os arquivos em mais de um local - o que aumenta ainda mais a garantia de recuperação em caso de pane - afinal, quando se trata de segurança, todo cuidado é pouco!
Estoque
No cadastro de produtos há uma caixa de seleção chamada "movimenta estoque", que determina se o saldo será atualizado automaticamente. No entanto, este campo só pode ser desmarcado caso o saldo do produto esteja zerado.

A solução é fazer um ajuste de saldo para zerar a quantidade (ex: o saldo está negativo em -10 unidades. Deverá ser feita então uma movimentação de entrada de 10 unidades para que o saldo fique igual a zero). Após o ajuste, basta demarcar o campo no cadastro do referido produto, que o saldo não será mais ajustado nas próximas vendas.
Financeiro
Para garantir a integridade do caixa, ele poderá ser fechado somente quando todas as vendas estiverem efetivadas.
Neste caso, abra a tela de pesquisa (Movimentações > Atendimento/venda).
Marque a situação como "Em aberto", coloque um período maior nas datas inicial e final (ex: 01/01/2017 a 31/12/2017) e clique em pesquisar.
Serão listadas todas as vendas que estão em aberto. É necessário cancelá-las ou efetivá-las uma a uma para que o caixa possa ser fechado normalmente.
A conferência do caixa é um processo de extrema importância e que deve ser realizado diariamente ou a cada troca de turno. A conferência garante que todo valor recebido foi registrado no sistema, além de assegurar que não houve subtração de valores no decorrer do dia/período.

Para que a conferência seja possível, todas as movimentações financeiras devem ser registradas no sistema - valor de início, atendimentos/vendas, retiradas (sangria), depósitos (reforço), descontos, gorjetas, etc. Além disso, guarde todos os comprovantes ao decorrer do dia - quanto mais organização tiver, mais fácil e rápida será a conferência no final do expediente.
Primeiramente, abra o relatório de caixa (Movimentações > Caixa > Relatório).

Em seguida, faça a conferência física dos valores, separando por forma de pagamento. Ex: some todos os comprovantes de cartão de crédito e verifique se o valor total está igual ao do relatório. Caso haja diferença a maior (valor do relatório maior que o total dos comprovantes), significa que algum comprovante foi extraviado - tente localizá-lo. Se a diferença for a menor, significa que alguma venda não foi registrada no sistema, ou houve algum lançamento com valor incorreto - neste caso, verifique as vendas do dia (consulte o operador do sistema sobre o que pode ter ocorrido).

O caixa estará correto se o total geral do relatório estiver exatamente igual à somatória física de todas as formas de pagamento (dinheiro, cartão de crédito, débito, etc) - o troco já é considerado no total do relatório. O ideal é que todas as divergências sejam apuradas e o responsável seja orientado e até mesmo advertido.

Dicas:
* Utilize também o relatório de vendas no período (Relatórios > Atendimento/Vendas > Vendas no Período) para auxiliar na conferência.
* Ao conferir o montante em dinheiro, não se esqueça de considerar o valor do troco.
* Só clique no botão "Fechar" após a conferência do caixa, pois não será possível estornar/cancelar vendas após o fechamento do caixa.
* É interessante utilizar controles auxiliares durante os primeiros dias de uso do sistema para comparação de valores. Ex: caso você já utilizava outro sistema anteriormente, realize as vendas paralelamente nos dois sistemas para verificar se os valores batem. Outra possibilidade é registrar as vendas em um caderno, para confrontar com o sistema durante a conferência do caixa.
* Realize a conferência diariamente, pois quanto maior o período, mais difícil será para apurar possíveis divergências.
Vendas
Em toda venda é obrigatório informar um cliente. Para estes casos, você pode cadastrar um cliente "genérico" (Ex: nome = Consumidor) e utilizá-lo nas vendas avulsas.
Note que o processo de venda é o mesmo, portanto o histórico de todas as vendas avulsas ficará vinculado a este cliente - como ocorre com os demais clientes.
Primeiramente, verifique no cadastro de formas de pagamento (Cadastros > mais > formas de pagamento) se existe uma específica para fiado. Caso não exista, crie um novo cadastro.

Exemplo:
* Nome = FIADO;
* Movimenta caixa = não;
* Permite troco = não;
* Fiado = sim;
* Abatimento de crédito = não;

No momento da efetivação da venda, informe este cadastro como forma de pagamento. O caixa não será movimentado, mas o valor devido será inserido automaticamente no cadastro do cliente - na aba "Valores".

Como receber do cliente:
1) Nos casos em que o cliente realizar o pagamento juntamente com próximo atendimento, o valor devido aparecerá na tela de pagamentos (efetivação da venda) e poderá ser pago normalmente (em dinheiro, cartão, etc)
2) Caso o cliente deseje apenas pagar o valor devido, basta acessar o caixa e fazer uma movimentação de "Recebimento avulso".
Em ambos os casos, o caixa será movimentado e o valor devido será abatido no cadastro do cliente.
Primeiramente, verifique no cadastro de formas de pagamento (Cadastros > mais > formas de pagamento) se existe uma específica para abatimentos - ela será utilizada para abater o crédito do cliente quando ele for atendido posteriormente. Caso a forma de pagamento não exista, crie um novo cadastro.

Exemplo:
* Nome = ABATIMENTO DE CRÉDITO;
* Movimenta caixa = não;
* Permite troco = não;
* Fiado = não;
* Abatimento de crédito = sim;

Quando o cliente fizer o pagamento adiantado, basta utiliza a opção no caixa "Adiantamento de cliente".
Informe o cliente e o valor pago. O caixa será movimentado e o crédito será lançado na conta do cliente automaticamente para uso futuro.
Nos próximos atendimentos/vendas, basta informar como forma de pagamento a opção cadastrada (neste caso, "abatimento de crédito"). O caixa não será movimentado, mas o crédito do cliente será abatido automaticamente.

Voltar